CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sexta-feira, 16 de março de 2012

Resenha: Maze Runner #1 Correr ou Morrer by James Dashner

Maze Runner nos apresenta Thomas, um garoto aparentemente normal, que em um belo dia *ou não* acorda dentro de um elevador sem nenhuma lembrança da sua vida anterior aquele momento, apenas algumas sensações. E quando o elevador se abre ele depara-se com um grupo de meninos de todas as idades ao seu redor, os clareanos.

Aos poucos Thomas descobre que agora esta preso na Clareira e como será a sua nova vida ali. A Clareira é cercada por um misterioso labirinto que esconde criaturas terríveis em seu interior, os Verdugos – criaturas mecânicas nojentas que expelem veneno através de suas garras metálicas e da pele pulsante, que sempre saem a noite de seu esconderijo vagando pelo labirinto. O labirinto possui várias portas e elas se fecham toda noite, proporcionando aos clareanos segurança na Clareira, e ao amanhecer abrem-se novamente. Detalhe importante: o labirinto se move toda noite mudando suas passagens e caminhos.

Na Clareira cada garoto possui uma função e é tudo muito bem organizado: os que cozinham, comandados pelo Caçarola; os que plantam; os que matam os animais; os que fazem a limpeza; os Corredores, comandados por Minho, que todo dia saem pelo labirinto em busca de uma saída; entre outros cuja função e nomes não me recordo agora, mas cada ‘setor’ deste é administrado por um encarregado, um garoto que vive ali por mais tempo e possui certa autoridade para comandar um bando de 'fedelhos'. Alby e Newet são os líderes, e cada decisão na Clareira é tomada em comum acordo com todos os encarregados em uma reunião.

Então quando Thomas chega a Clareira uma sucessão de acontecimento extraordinários acontece, entre eles a chegada de uma garota *Teresa* a clareira, onde somente garotos são enviados e APENAS um por mês, NUNCA dois em dois dias seguidos, muito menos uma garota e que trás com uma misteriosa mensagem.

Parece que Thomas e Teresa são peças importantes para encontrar a saída do labirinto, mas serão eles confiáveis?! Desde que chegaram as coisas mudaram, e não foi para a melhor, e eles parecem saber muito mais do que todos ali dentro mesmo sem nunca ter estado ali antes. Deveriam os clareanos confiar suas vidas e segurança na Clareira para sair em busca da liberdade e sabe-se lá o que encontrar fora dele!?
Maze Runner foi um livro encantador, um livro que me prendeu nas páginas, um livro distópico que mostra a importância da amizade acima de tudo e a confiança nos nossos amigos, um livro de coragem e cooperação, porque é preciso ter muita coragem para sair do labirinto todo dia para encontrar uma saída e é preciso a ajuda de cada um para se viver em harmonia em um local desconhecido e sem a família. Confiança. Determinação. Sangue-frio. São características que eu encontrei neste livro.

Quanto aos personagens: não tenho muito o que falar de Alby, ele sempre me deixou confusa; Newet é o líder e amigo que todo mundo deseja ter, confiável e leal; Minho foi um dos meus personagens favoritos, sempre demonstrando coragem *ou quase sempre*, buscando e apoiando qualquer ideia que surja para tentar sair do labirinto; Chuck merece todo o destaque, o primeiro amigo que Thomas faz lá dentro, um garoto importunante, mas amigo acima de tudo, que se preocupa com Thomas e sempre esta ali para ajudá-lo e em cada cena que aparecia mostrava o seu coração de menino que era lindo e bom e roubava as cenas com sua inteligência, esperteza e bondade... Teresa e Thomas são nossos protagonistas, possuem uma ligação incrível e inexplicável, dotados de coragem e determinação, gostei realmente deles como possível casal, como peças chaves na história e como nossos heróis.

Maze Runner foi uma leitura ótima, teve um final que me deixou MUITO curiosa para o próximo livro... Que raios de Grupo B é esse? E que raios de prova B é essa?? Não entenderam nada né?! Pois é, tem que ler para entender. E acredite vale cada segundo de leitura. Tem tudo para se tornar uma das minhas séries queridinhas. (;

0 comentários:

Postar um comentário