CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sexta-feira, 9 de março de 2012

Resenha: Jogos Vorazes by Suzanne Collins

Jogos Vorazes foi um livro que me encantou da primeira a última página. Me prendeu, me emocionou, conquistou meu coração e já habita nos meus livros PREFERIDOS.Suzanne Collins criou um mundo único, diferente do que estamos acostumados a ler, cheio de crueldades e particularidades que fascinam o leitor. EU fiquei fascinada. Deixe-se fascinar também. (;
Em um futuro distópico onde a América do Norte já não existe mais surge Panem, comandada pela temida Capital, e é formada por 13 distritos e cada um, ano após ano, sofre com a chegada dos Jogos Vorazes, onde é escolhido um tributo feminino e masculino entre 12 e 18 anos para serem jogados na arena dos jogos para serem mortos até que somente um permaneça vivo.

Jogos Vorazes nos apresenta Katniss, moradora do Distrito 12, que desde quando perdeu seu pai em uma explosão na mina de carvão corre em busca do sustento da Irma, Prim, e de sua mãe. Caçando. Vendendo e negociando no Prego.  E é nesse meio que ela conhece Gale, seu melhor amigo e companheiro de caçadas.

E quando chega o dia do sorteio dos tributos do Distrito 12, Prim por mais improvável que pareça é a sorteada, e Katniss se oferece para ir a arena em seu lugar em um ato de bravura, amor e coragem... O próximo sorteado é Peeta Mellark, e mais uma vez Katniss não consegue acreditar na sua falta de sorte, ela terá de lutar com Peeta, o menino que no passado deu pão a ela desafiando seus pais, mas esta é outra história.

Então Katniss viaja para a Capital ao lado de Peeta temendo o momento em que entrarão na arena. Uma vez inserido no mundo dos jogos conhecem Haymitch, que foi o único vencedor dos Jogos do distrito 12 e agora é seu mentor; Effie, aquela que é responsável por toda a organização; Cinna, ah o Cinna, ele é um personagem incrível dotado de um talento e uma criatividade linda, simplesmente não tem como não se apaixonar por ele; Rue, um dos tributos e que tem uma participação linda e emocionante na historia...

Começam então as entrevistas e aparições em publico antes de entrar na arena, e este é o momento de bolar um plano para sobreviver, um plano que é lindo, romântico, perigoso e apaixonante... E que no final nada mais é do que a verdade, Peeta ama Katniss e fará de tudo para mante-la viva.

Os jogos começam, e é uma surpresa atrás da outra. Cada vez que um canhão dispara um tiro significa que um tributo morreu. Separada de Peeta, Katniss teme a cada novo tiro que o rosto de Peeta apareça na Clareira a noite, o momento em que cada jogador descobre qual foi o tributos morto. E na arena vivemos  a traves da narrativa de Katniss a dor da perda de um amigo; o momento crucial de uma luta; vivenciamos a fome e a sede com eles; a luta pela sobrevivência; a frieza na hora de um confronto; as descrições das mortes é cruel e minuciosa, mas ao mesmo tempo nos envolve de tal maneira na historia...

Até que uma regra dos jogos muda, e com isso muda para sempre a vida dos nossos heróis. E numa atitude impensada, para sobreviver, Katniss ‘desafia’ a Capital. Bom pelo menos é isso o que a Capital pensa...

Perigo. Medo. Insegurança e mais medo... É assim, com estes sentimentos misturados, que Jogos Vorazes termina. O final foi muito bom, só fiquei com raiva da Katniss por ser tão cega em relação aos seus sentimentos, Peeta sempre foi o superior, o que sabia sempre o que falar, romântico, companheiro, amigo... Meu personagem favorito, apesar de Katniss ser a mocinha forte e corajosa, bondosa e inesquecível, foi Peeta quem conquistou meu coração.   


E se você ainda não leu este livro meu amigo... Em que mundo você vive?? Aproveite que o filme vai sair nos cinemas mês que vem e leia ANTES de ir correndo pro cinema, tenho certeza que você não vai se arrepender, pelo contrario vai se apaixonar pelo livro e pela escrita de Collins. Vale muito à pena.

0 comentários:

Postar um comentário